Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > O que é? > Uncategorised > Missa em celebração ao Dia de São Jorge no 1º RCG - Dragões da Independência
Início do conteúdo da página

Missa em celebração ao Dia de São Jorge no 1º RCG - Dragões da Independência

Publicado: Quinta, 25 de Abril de 2024, 13h18 | Última atualização em Quinta, 25 de Abril de 2024, 13h19 | Acessos: 241

Brasília (DF) - No dia 23 de abril de 2024, o 1º Regimento de Cavalaria de Guardas - Dragões da Independência realizou uma Missa em celebração ao Dia de São Jorge. O evento, que teve como celebrante o Capelão Capitão Padre José da Cruz, teve como objetivo destacar, na homilia, as virtudes cristãs do santo, como fé, coragem, fidelidade e galhardia, tão essenciais para a vida do militar.

São Jorge é o Santo Padroeiro da Cavalaria do Exército Brasileiro, sendo um símbolo de inspiração e devoção para os militares. A missa reuniu os militares do 1º RCG em um momento de reflexão e celebração, lembrando a importância dessas virtudes na vida cotidiana e nas missões desempenhadas pela tropa.

São Jorge, cuja história remonta ao século III, é um símbolo de resistência e fé. Mesmo sem registros históricos precisos, a tradição cristã o reconhece como um mártir que, no século IV, recusou-se a renunciar à sua fé cristã, enfrentando a morte por sua convicção. A figura de São Jorge como guerreiro montado em um cavalo, empunhando uma lança diante de um dragão cuspindo fogo, surgiu na Espanha no século VIII e foi amplamente associada às cruzadas.

Assim, a missa em celebração ao Dia de São Jorge no 1º RCG não apenas reverenciou o Padroeiro da Cavalaria, mas também fortaleceu nos militares a importância dos valores cristãos e militares que São Jorge personifica. O evento foi marcado por momentos de reflexão, gratidão e renovação do compromisso com a pátria e os ideais de bravura, desprendimento, nobreza de atitudes, cavalheirismo, esperança e persistência, valores essenciais para os discípulos de Osório e para todos os integrantes do 1º Regimento de Cavalaria de Guardas - Dragões da Independência.Crédito da matéria: 2º Ten Gustavo dos Santos de Miranda
Crédito das fotos: Sd Douglas Batista de Oliveira

Fim do conteúdo da página